top of page

Frequência de Check-Up em Cães e Gatos

2 min de leitura

O ideal é realizar um check-up em um companheiro visualmente saudável a cada 6 meses a 1 ano, devido as doenças e ao envelhecimento ocorrerem de forma mais acelerada em cães e gatos.

 

Por exemplo:

 

O acompanhamento de um possível tumor maligno em humanos é feito com exames anuais para avaliar seu crescimento e estrutura de forma geral. Já em nossos companheiros, não é apenas o envelhecimento que ocorre mais rapidamente: o crescimento de um tumor que levaria de 6 meses a 1 ano (ou mais) em humanos pode ocorrer em apenas algumas semanas ou poucos meses em cães e gatos.

 

Qual a importância de um ''check-up''

 

É comum que sinais e sintomas mais aparentes como lesões externas não reflitam a gravidade real em nossos companheiros, gerando falsa sensação de segurança.

 

Por isso é importante não subestimar qualquer sinal e/ou manifestação clínica, mesmo que pareça leve ou isolada.

 

Pequenos Sinais, Grandes Alertas

 

Muitas doenças silenciosas evoluem de forma discreta, apresentando sintomas sutis como apatia, diminuição do apetite, mudanças no comportamento ou pequenos hábitos diferentes do normal. Esses indícios são importantes alertas que, quando identificamos cedo, aumentam as chances de sucesso no tratamento e reduzem o sofrimento do paciente.

Além disso, cães e gatos costuman esconder sinais de dor ou desconforto, dificultando a percepção por parte dos responsáveis. Por isso, consultas veterinárias regulares são essenciais, mesmo quando o pet aparenta estar bem.

Observar atentamente seu companheiro e manter um acompanhamento profissional contínuo é o melhor caminho para garantir saúde e qualidade de vida.

Quer conhecer nosso trabalho?

 

Agende uma avaliação com nossa equipe direto pelo WhatsApp clicando no botão abaixo ou agendar pelo nosso site → em CONTATO.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato com a gente! 💙

bottom of page